DESTAQUE

Extração de DNA

As turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, da Professora Cirlei, visitaram o laboratório para uma aula prática com um tema muito interessante: Extração de DNA.

Nesta aula os alunos seguiram os procedimentos e conseguiram extrair o DNA do morango e da cebola. O que eles conseguiram ver não foi uma molécula de DNA, e sim um aglomerado com milhares delas, já que o DNA é microscópico e invisível a olho nú.

Quer tentar fazer em casa? O procedimento é simples, e você pode finalmente conhecer o DNA!

_________________________________________

EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO

Em português, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucléico. O DNA é uma molécula que existe dentro das células de todos os seres vivos, desde as bactérias, fungos e protozoários até os animais e plantas, e contém as informações necessárias para formar um ser vivo e para que ele possa se reproduzir. O DNA é como um código secreto de letras, que ao ser decifrado pela célula, produz os componentes que fazem parte do nosso corpo. Não conseguimos ver uma molécula de DNA a olho nu. Para estudá-la precisamos utilizar técnicas e aparelhos específicos.  

Materiais

· Morangos
· Saco plástico
· Copo transparente
· Filtro de papel
· Coador
· Detergente
· Sal
· Álcool gelado
· Palito de madeira
· Água morna

Procedimento

1 Retire as folhas e os cabos do morango e coloque-o dentro de um saco plástico. Feche o saco e os amasse bem.

2 Adicione uma colher de chá de detergente, uma pitada de sal e um pouco de água morna aos morangos amassados no saco. Amasse mais e misture tudo muito bem.

3 Passe a mistura pelo coador com filtro de papel para dentro de um copo transparente.

4 Adicione álcool gelado ao suco de morango que se encontra agora dentro do copo. Coloque mais ou menos o dobro de álcool em relação à mistura de morango.

5 Mexa a solução e aguarde um pouco. Você verá se formar uma “nuvem branca” na solução. Aí está o DNA!

6 Puxe o DNA como um palito.

_________________________________________





























0 comentários:

Postar um comentário